Avançar para o conteúdo principal

Bourbon

No município de Bourbon, Estado de Kentucky, EUA, os americanos conseguiram, pela primeira vez, produzir um Whiskey de milho realmente bebível. Alguns relatos atribuem a proeza a um destilador chamado John Ritchie, que a teria completado em Linn's Fort. a leste de Bardstown, em 1777, outras versões garantem que o herói foi o reverendo Elijah Craig, de Georgetown, e o ano seria 1789. De qualquer maneira a história do bourbon começa com os colonizadores da América. Os imigrantes escoceses e irlandeses, ao se estabelecerem no litoral leste americano, faziam whiskey como na sua terra natal: com cevada. Mas, à medida que ocuparam as terras do interior, viram que o solo era mais propício ao plantio de outros cereais, como centeio e o milho.
Finalmente, o território ideal à produção de whiskey foi delimitado a partir dos lençóis de água pura (chamada spring water, fundamental à formula do whiskey) que se estendem sob o solo dos Estados de Maryland, Pennsylvania, Virgínia do Sul Indiana, Illinois e Kentucky. Hoje, mais da metade das destilarias de bourbon dos EUA estão em Kentucky, enquanto Marylande Pennsylvania são os maiores produtores de rye - o uísque de centeio. O bourbon deve de conter, pelo menos, 51% de milho em sua composição, mas geralmente tem 60 ou 80% , misturados a pequenas proporções de cevada e centeio.
Os dois clássicos whiskeys americanos - o bourbon e o rye - são feitos em alambique tipo continuos e amadurecidos em barris de carvalho branco queimado por um ano, no mínimo. Os mais puros são amadurecidos por dois anos ou mais, além de armanezado a e engarrafados em depósitos com fiscalização legal. O bourbon e o rye não possuem a sutileza e a sofisticação do scotch e do irish whiskey, mas também não pretendem possuir. Têm uma doçura semelhante à das frutas e um sabor cheio, forte e redondo, em parte porque são destilados a um baixo nível alcoólico, em parte pela influência dos barris de carvalho queimado. Em lugar de sofisticação, eles possuem robustez. São bebidas muito diferentes de seus primos britânicos, criados em outro continente e noutro tempo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Absinto

Absinto, a musa verde por ter inspirado livros de HEMINGWAY e seduzido os pincéis de Degas, Toulouse-Laurec e Picasso. Seu ingrediente activo (artemesia abseinthum) foi acusado de causar a loucura e, depois a morte, quando ingerido em grandes quantidades. Nos bares modernos o absinto foi substituído pelos drinks secos de anis, como o Pernod e o Pastis à base de alcaçuz, aperitivos populares em toda a França, particularmente em Provence. De qualquer modo na Europa inteira produzem-se bebidas de sabor semelhante ao Absinto por meio da infusão, no álcool, de plantas aromáticas, como o anis, o alcaçuz e a erva-doce.

Mimosa

7,5 cl Champanhe 7,5 cl Sumo de laranja Colocar o sumo de laranja em taça flute previamente gelada e depois o champanhe. Mexer suavemente. Guarnecer com rodela de laranja (opcional).

Kahlua

Licor de café originário do México e muito popular nos Estados Unidos, onde é tomado após as refeições ou utilizado em cocktail's e sobremesas.