Avançar para o conteúdo principal

Medidas e Medidores

Um dos capítulos que fazem mais confusão as pessoas que querem fazer um cocktail, são as medidas.
Nas receitas de cocktail as medidas não estão normalizadas e na maior parte das vezes estão em unidades de medida que não são do conhecimento dos novos "barmans".
Para ajudar a perceber as medidas vou deixar aqui alguns termos e equivalências de medida usadas nos cocktail's.

Copo de medida em oz (onças) e cl (centilitros)




Jiggers com várias medidas


1 0z = 3 cl = 2 tbsp (colheres de sopa) = 6 tsp (colher de chá grande)
1 1/2 0z = 4,5 cl = 3 tbsp
8 0z = 24 cl = 1 cup
1/32 oz = 1 dash
Convencionou-se que o cocktail standard equivale a 50 cm cúbicos ou 5 cl. Quando se faz referência a medidas de 1/2, 3/5 ou 5/8, referimo-nos sempre à fracção correspondente da medida básica do cocktail, 5 cl.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Absinto

Absinto, a musa verde por ter inspirado livros de HEMINGWAY e seduzido os pincéis de Degas, Toulouse-Laurec e Picasso. Seu ingrediente activo (artemesia abseinthum) foi acusado de causar a loucura e, depois a morte, quando ingerido em grandes quantidades. Nos bares modernos o absinto foi substituído pelos drinks secos de anis, como o Pernod e o Pastis à base de alcaçuz, aperitivos populares em toda a França, particularmente em Provence. De qualquer modo na Europa inteira produzem-se bebidas de sabor semelhante ao Absinto por meio da infusão, no álcool, de plantas aromáticas, como o anis, o alcaçuz e a erva-doce.

Kahlua

Licor de café originário do México e muito popular nos Estados Unidos, onde é tomado após as refeições ou utilizado em cocktail's e sobremesas.

Mimosa

7,5 cl Champanhe 7,5 cl Sumo de laranja Colocar o sumo de laranja em taça flute previamente gelada e depois o champanhe. Mexer suavemente. Guarnecer com rodela de laranja (opcional).